quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Cavalo Trô-lô-ló


Em abril tive a oportunidade de levar a cena mais um de meus textos: 
"O Cavalo Trô-lô-ló"
a incrível história de um cavalo que queria voar. 


A história eu já havia criado em 2009, quando morava no Rio de Janeiro e trabalhava contando histórias,
num espaço cultural com atividades infantis, em Ipanema. 
Meu trabalho acontecia junto com o músico Léo Castro, ele cantava eu contava... 
Mas chegou o dia que eu teria que cantar e contar minha história sozinha...
me senti num pavor sem fim...
cantar sozinha...
contar o que...???
O pequeno livro de meditações de minha tia naquela manhã carioca de maio, dizia que 
a perseverança é uma virtude e que jamais podemos desistir no meio do caminho. 
No ônibus que me levava do Méier até Ipanema... 
a frase retumbando na minha cabeça... 
Não desistir...
Nào temer...
Perseverar...
O Cavalo Trô-lô-ló como Mago, vivido pelo ator Nilo Corrêa.


Ao chegar em Ipanema...ainda tinha muito tempo até a hora de contar minha história...
Sentei-me diante do inspirador mar de tantas bossas e de garotas cheias de graça...
E pensei em todos os brinquedos e fantoches do espaço...
Com o morro dois irmãos a me inspirar...
Asa delta...

Imaginei um cavalo voando sobre a minha cabeça... 
como nas mitológicas histórias gregas de minha infância...

pensei em meus vôos...
na persistência
que tem como uma única recompensa 
persistir...
Sim...
é isto vou contar a história deste fantástico cavalo que vai correr mundo 
e tentar a todo custo voar 
ainda que não tenha asas...


A incrível história do Cavalo Trô-lô-ló, o cavalo que queria voar.
...
ao abrir o espaço...
organizei todo o material
o cavalo parecia sorrir
dos medos que venci
da montanha alta a que tive que elevar minha criatividade
de autora, 
atriz, 
contadora de histórias...
e naquela manhã
 cantora... 

O Rei e o Cavalo.


A história do Cavalo Trô-lô-ló
que eu havia criado ali em meio a um medo, uma angústia
virou a sensação das manhãs e tardes do espaço...
Crianças com seus pais e responsáveis 
voltavam muitas vezes para assistir 
o vôo de meu cavalo...

Ao término da pré-estréia ...todos queriam tocar no cavalo...ele um superstar...


Acalentei muitas vezes desde então trazê-la para o palco...
dar forma de teatro 
sem perder a magia de história...
No último verão, no Rio Grande do Sul,
em férias com a família
 contei a história para minhas sobrinhas pequenas 
e sem mais nem menos 
já tinha um grupo de crianças a minha volta vibrando 
com o Trô- lô-ló...
Voltei para Santa Catarina certa de que 
O Cavalo Trô-lô-ló
seria montado ainda este ano...
... e assim
 sem mais nem menos 
lá estava ele em sua pré estréia de uma escola 
de educação infantil da periferia de Biguaçu/SC...
em 17 de abril...

Crianças muito pequeninas atentas ao vôo de meu cavalo...
atentas a mais este meu vôo...
que é dele 
mas sempre será meu! 

E esta semana dia 4 de junho 
ele fez a sua estréia 
em Florianópolis/SC.
Deixando claro para mim e para os presentes 
que os medos quando trabalhados 
podem sim nos dar asas 
para vôos 
inusitados !!!

-----
Para saber mais sobre o espetáculo: 
acesse o blog da

----

Aquele Abraço! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário