O Processo
“O mundo Virado ao contrário”não foi um texto escrito por minhas idéias. Não nasceu da minha vontade de dramaturga ou atriz; nasceu sim do desejo de um grupo de crianças que visitavam a minha casa, assistiam aos meus espetáculos e que como eu encantaram-se com este mundo mágico de nome Teatro.
Em minha casa elas encontraram um mundo virado de patas para o ar (como diz Eduardo Galeano) mas encantador. Elas envolveram-se com tanta determinação e responsabilidade e com uma disciplina que poucas vezes vi em atores profissionais.
Trabalhávamos uma vez por semana e foi o suficiente para que estes textos viessem a tona. Eu só fiz o papel de dramaturgista e de facilitadora de suas férteis idéias e busquei registrá-lo aqui. Depois deste trabalho os pais, parentes e amigos destas crianças abriram os olhos para o encanto de suas personalidades. Puderam rir e encantar-se com o mundo ao contrário. Para mim foi um presente vivenciar este processo de sonho, e em especial poder contribuir com uma parcela de sonho na vida destas. Não posso afirmar que este texto é meu. Ele sempre será nosso e de todos que tiverem vontade de através do teatro propiciar um mundo melho e virado ao contrário.
Sugiro que o professor facilitador diretor, brinque com este textos, e utilize a descrição das cenas como exercício com seus alunos, pois foi assim que ele surgiu. A maioria das cenas são fruto do trabalho de improvisação a partir de objetos e adereços cênicos.
Fique a vontade para transformá-lo de acordo com sua criatividade e a de seus alunos e para incluir e duplicar personagens... Só não esqueça de informar onde e quando será apresentado, para que eu também possa partilhar deste mundo ao contrário que eu sei será construído com maestria. Sucesso. Viva o teatro.
CENÁRIO
Não há um cenário pré estabelecido ficando a critério da direção e do grupo, com sua imaginação e criatividade.
O ESPETÁCULO
Tal peça foi concebida para ser representada com crianças e a partir de exercícios para estas e com estas. No entanto nada impede que a direção utilize algum ator adulto ou adolescente para sua realização.
PERSONAGENS
Palhaço- é o tipo de palhaço engraçado não por suas risadas mas por seu mau humor.
Boneca-assim como o palhaço segue a linha “emburrada”
Julinha- é atrapalhada, confunde palavras e tem péssima memória.
Martinha- faz o tipo menina malvada, daquelas que deseja ver o circo pegar fogo.
Fada- é uma fada iniciante e confusa.
Anjo- é um anjo! Precisa dizer mais?
Gatas- personagens para os alunos menores, pois apenas entram ao final com cartazes com letras, para anunciar o fim da peça.
-----------------------------------------------------------------------------
O Mundo Virado ao Contrário foi encenada pela primeira vez em 3 de junho de 2000, na Comunidade do Bairro dos Fundos, em Biguaçu/SC/Brasil. Com direção de Luciáh Tavares, contou no elenco com:
- Aurélio Bastos/Palhaço
- Sofia Denis de Simas/ Boneca
- Sabrina Schwartz/Julinha
- Nayara Bússolo/Martinha
- Rafaela De Simas/ Fada
- Jéssica Cabral/Anjo
- Marina Linsmeyer/ Gata do M
- Cassielly Spindola/Gata do I
- Danielly Richartz/Gata do F
Nenhum comentário:
Postar um comentário