sábado, 9 de abril de 2011

A verdadeira história do Coelhinho da Páscoa

Iris Hauptly e Leonardo Jesus, 2005, Arquivo da Cia Z de Teatro


Como a Páscoa se aproxima, e sempre bate aquela dúvida em todos a respeito da figura do coelhinho da páscoa e o que ele tem haver com a ressurreição de Cristo. E o como pode existir um coelho que distribua ovos. Achei que o momento era mais do que propício para falar um pouco deste texto que escrevi entre 1999 e 2000, e que foi representado por alunos atores da Cia Z em 2005.
Bem sabemos que para imaginação não há limites. Eu creio de coração que este é o motivo principal que levou ao nascimento desta lenda do coelhinho: distribuir ovos as crianças na páscoa. E sem dúvidas é o motivo que me moveu a falar deste assunto em um texto teatral. 
Os seres fantásticos habitam nosso imaginário, mas estamos sempre buscando uma justificativa plausível para cada lenda, cada história. 


Da esquerda para direita Leonardo Jesus, Lorelay Andrade e Íris Hauptly na quadra da Escola Emérita Duarte apresentando o espetáculo "A verdadeira História do Coelhinho da Páscoa"

No texto, que conta com três personagens, tudo parece se esclarecer. Uma fada iniciante, que também é a narradora, e testemunha ocular da verdadeira história do coelhinho, uma galinha bastante atarefada e cheia de encomendas de ovos coloridos para a páscoa, e um coelho desempregado. Estes são os personagens que justificam o porque que o coelho passou a distribuir ovos de chocolate na época da páscoa..
O texto mescla narrativas, e diálogos. E traz em especial a importância da solidariedade e da união para alcançar-se o renascimento tão pregado e buscado no período da semana santa.

O espetáculo estreiou em 2005
na Escola Estadual Emérita Duarte,
do Bairro Fundos,
em Biguaçu/SC/Brasil.

Com a seguinte ficha técnica:

Direção:
 Nilo Corrêa


Elenco:

Íris Hauptly Gomes/ Dona Galinha
Leonardo Jesus/Coelho
Lorelay Andrade/Fada

Texto e Figurinos: 
 Luciáh Tavares

Adereços:
Íris Hauptly e Lorelay Andrade







Nenhum comentário:

Postar um comentário