Chegou o grande dia, aquele do lançamento do livro do Projeto Paralelepípedo poema, da qual tive o prazer de participar em agosto de 2015.
O projeto
Jogo poético que teve como objetivo estimular a leitura, a expressão e em especial a escrita criativa e poética de crianças de um Escola Municipal de Florianópolis. A experiência foi transformada em livro que terá lançamento dia 28 de julho de 2016(hoje) às 17h no CIC, em Florianópolis.
Minha participação
Minha participação no projeto foi a de estimular as crianças para que escrevessem suas poesias e entendessem um pouco da linguagem poética... Instigar a escrita criativa e poética, fazendo que colocassem em prática a criação de metáforas sem temer o juízo crítico dos demais. A atmosfera foi dada por Marcoliva que tocava sua viola enquanto a criançada derramava-se em metáforas e mais metáforas, que iam ser mescladas com os paralelepípedos criados por eles mesmos.
Foi um momento lindo e um grande privilégio, num mundo em que o tempo todo a tecnologia está dominando com jogos eletrônicos em 3 d, 4d, 5 d ... poder colocar a mão no barro, ouvir música, criar poesia, e ver depois, tudo isto, materializado em livro é uma delícia.
O Livro
O livro, segundo meu ponto de vista, serve para dar materialidade a este interesse, provar que as crianças se interessam sim por poesia, arte, artesanato, basta ter a oportunidade...
Que magicamente os paralelepípedos transformam-se em poema...livros...cerâmica e canções ... e que a poesia faça parte da educação de todo dia, como o pão!
Meus aplausos e minha gratidão por ter feito parte deste projeto!
Pa-Pa- Para-lele-pí-pedo poema!
Mactub
está escrito
Para saber mais acesse:
Página do Projeto Paralelepípedo Poema no Facebook
Matéria Enredo Criatico
Matéria do portal desacato
Fotos Paula Guimarães
#poesia